viernes, 25 de julio de 2008

Aqui tambem existe Caos Aereo!!!!

Depois de 7 meses voando internamente nos USA so tenho uma coisa a dizer: QUE SAUDADES DA IBERIA!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu achava que a Iberia era a pior compania aerea do mundo! A ponte aerea Barcelona-Madrid sempre atrasava (uns 15 ou 30 minutos, mas pra quem tem uma reuniao marcada eh muito tempo!), as aeromocas estavam sempre de mau humor, nunca tinham informacao pra dar, etc... Mas aqui EH MUUUUUITO PIOR!!! Fiquei tambem lembrando das noticias no Brasil sobre o caos aereo... gente, isso aqui eh caos aereo!! nada mais!!

Em janeiro, fevereiro e marco estive num projeto em Chicago... ou seja, segunda cedinho voava pra Chicago e quinta a noite voltava pra NYC... nao tive problemas maiores com meus voos de ida, que saiam cedinho, as 6:50hs da manha... quase sempre sairam na hora... mas, meus voos de volta, os mais importantes, aqueles que voce esta louca pra pegar pra chegar logo em casa, esses tiveram 100% das vezes ou atrasos (nao de 15 minutos como na Iberia, mas de entre 2 e 4 horas!!!) ou foram cancelados... E o pior eh que as cias aereas nao dao a minima pra voce! Nada!! Eu ia la perguntar o que estava passando, quais as solucoes, quando ia sair o voo, etc e a unica resposta que eu recebia era: "I cannot do anything. I don't have more information. It is a weather condition, not under our control".

Gente, juro pra voces, toda a semana tinha um tal problema com o "weather conditions"... se nao era em Chicago, era em Nova York... e as vezes eu chegava aqui e nao tinha nada... nem neve, nem chuva...
E com isso de "it is a weather matter, not under our control" as cias aereas nao te pagavam nada de nada!!! nem taxi pra voltar a cidade, nem jantar/almoco, muito menos hotel... bem, isso quando o voo era cancelado...
Quando era "so um atraso", ficamos todos indo de um lado pro outro no aeroporto "pequenininho que eh o de Chicago" tentando entrar em algum outro voo que nao estava atrasado... fiquei horas andando pelo O'Hare... em apenas 3 meses ja conheci direitinho o aeroporto, sei onde estao todas as lojinhas, restaurantes, banheiros, etc... um verdadeiro pesadelo!!
Em poucas semanas ja tinha visto que a situacao era negra... entao, ao fazer as reservas nos voos colocava meu email pra eles irem avisando de qualquer mudanca no horario... uma vez estava no escritorio em Chicago e comecou a nevar forte. Meus companheiros de equipe me falaram pra eu fechar logo meu computador e me mandar pro aeroporto e tentar voar num voo anterior. Bem, resolvi seguir o conselho deles... meu voo era as 18hs e isso eram umas 14hs. Peguei um taxi na frente do escritorio... a neve comecou a aumentar, cada vez nevava mais... demorei 2 horas pra chegar ao aeroporto!!!!! caminho que normalmente demorava uns 40 minutos... nessas 2 horas eu ja tinha recebido um mail avisando que meu voo tinha sido cancelado, que naquele dia nenhum voo ia sair mais... me colocaram num voo no dia seguinte as 10hs da manha... avisei pro taxista que tinha que voltar pra cidade (ele super "contente", me olhava com aquele olhar de taxista Madrileno!!).. mais 2 horas pra voltar: ou seja, passei 4 horas dentro do taxi e nao voltei pra casa!!!! No dia seguinte, meu voo das 10hs obviamente foi atrasado e so cheguei em casa umas 22hs DA NOITE!

Eu achei que essa tinha sido a pior experiencia de aeroporto... mas nao!!! Ainda estava por vir o pior: Tive que passar uns 2 dias numa cidade chamada Roanoke, na Virginia... fui pra la. O aviao que eu peguei pra ir era desses com helice... no dia da volta tinha previsao de chuvas... meu voo era as 16hs e eu cheguei no aeroporto as 15hs... eu ja sabia que alguma coisa ia acontecer, aquele aviao de helice nao ia decolar com a previsao de chuvas de jeito nenhum! um pouco antes das 16hs cancelaram meu voo por, adivinhem, "weather conditions"!! e me colocaram num voo pra Charlotte, onde eu chegaria as 17:30hs e pegaria um voo as 18:15hs para NY. Entrei no aviao pra Charlotte ja sabendo que aquela volta ia ser longuiiiissima... comecou a chover em Roanoke o que fez com que o aviao demorasse em decolar... chegando em Charlotte, mais problemas, avisaram que o finger nao estava pronto e tinhamos que esperar... e eu vendo a hora passar. Finalmente, encostamos o aviao e um grupo de umas 10 pessoas, saimos correndo, voando, pra tentar pegar o aviao pra NY que saia do outro lado do aeroporto. La chegando, a porta tinha acabado de fechar e mulher da cia aerea so dizia: "I am sorry! We have just closed the door, the flight is full. I cannot do anything". Este "I cannot do anything" me tira do serio!! e ainda falam com aquela cara de idiota treinada especialmente para estas situacoes... enfim, perdi O UNICO VOO QUE SAIU NA HORA pra NY... eram 18:30hs e eu estava confirmada pro voo das 22:30hs - ou seja, uma espera de 4 horas. Eu ainda tentei pegar os voos anteriores: pra isso, fiquei indo de um lado pro outro no aeroporto, pois cada voo pra NY, ainda que fossem da mesma cia, saiam de terminais diferentes e longe um do outro... "passeei" aquele aeroporto todinho! Ja conheco que nem o O'Hare e nem precisei de 3 meses!! com um dia foi suficiente!! Bem, depois de varias tentativas frustadas, resolvi entregar pra Deus... ou melhor, pra um MASSAGISTA!! Ha ha ha ha ha!! Nunca tinha pago tao caro uma massagem (paguei 90 dolares por uma hora), mas valeu a pena! Ahh, se valeu... Eu estava super estressada com os voos, nenhum saiu na hora e nao conseguia lugar pra mim... eu sabia que o meu ia sair atrasado, entao tinha que me preparar psicologicamente: massagem + chocolates... ha ha ha ha!!! Meu voo das 22:30hs saiu de la a meia noite (era o ultimo, e tinha que esperar todos os outros voos sairem pra levar o povo que ficou em terra), duas horas de voo... ou seja, eu cheguei em casa as 3:00hs da manha. Levando em consideracao que eu cheguei no aeroporto as 15hs, levei 12 horas pra chegar em casa, num voo que normalmente demora 2 horas...

Pra quem leu meu post do dia 26 de Novembro de 2007 vai ver que eu tenho muita experiencia em Aeroportos... mas isso aqui me supera!!!
Podem parar de reclamar do Brasil... CAOS AEREO EH AQUI!!!